A fundação do Grêmio Atlético Sampaio, mais conhecido como GAS, ocorreu no dia 11 de junho de 1965, em um quartel da cidade de Boa Vista (RR), por Agenor de Souza Almeida. O nome foi uma homenagem ao conterrâneo militar cearense, General Antônio de Sampaio. Considerado o Patrono da Arma de Infantaria do Exército Brasileiro. Com a presença dos seguintes desportistas: Ary Rodrigues Duarte, Geraldo Batista Conrado, Odílio de Souza Cruz, Antônio Henrique Pereira, Edmar Domingos Costa Moreira, Jesus Nazareno de Souza Cruz, Edmundo da Costa, Jinzings Melo, Anísio Paulo de Lucena, Luis Barbosa dos Santos, José da Conceição Pereira, Francisco Roberto da Costa, e Jacir de Souza Cruz, em uma reunião que consistia na fundação de uma Associação Desportiva, destinada ao desenvolvimento e prática do desporto e de lazer dos associados, foi aprovada por unanimidade a fundação do clube Grêmio Atlético Sampaio e lavrado em ATA seu nascimento na capital roraimense.
Nas cores amarelo, azul e vermelho. O mascote escolhido foi o Leão, daí os apelidos ‘Leão do Norte’ e ‘Leão Dourado’. O escudo do clube diferencia do atual, embora semelhante.
Falecimento do Fundador
O falecimento do fundador e ex-presidente do GAS, Agenor Sampaio, com 91 anos, em 2022, por insuficiência renal, foi dolorosa tanto para o clube, quanto para os torcedores, e seu neto Jander Cavalcante, atual presidente do clube desde 2017, após seu avô, Agenor de Souza Almeida, enfrentar sérios problemas de saúde.
Copyright © 2024 Sampaio – Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Visibilidade Agency